terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Super dicas e tirando algumas dúvidas!!


Oii pessoas!!

No post anterior nós conversamos sobre o que eu comia na 1ª fase e parece ter sido bem útil, porque recebi vários e-mails e in box no face agradecendo, já que essa é a fase mais complicada, porém, felizmente, a mais curta também!!

E a 2ª fase?? Vamos relembrá-la: é a fase “de alternância” porque aqui você alterna 5 dias da fase 1 + verduras e 5 dias apenas da fase 1.. Sistema 5/5, mas pode ser 1/1 ou 2/2!! Aqui, além das proteínas, também são permitidos os vegetais (crus ou cozidos e à vontade): tomate, pepino, rabanete, espinafre, aspargo, alho-poró, vagem, repolho, cogumelo, aipo, erva-doce, todas as alfaces, escarola, acelga, berinjela, abobrinha e pimentão!! Cenoura e beterraba pode só 2 vzs por semana e são terminantemente proibidos: batata, arroz, milho, ervilha seca ou fresca, grão de bico, favas, lentilha e todos os tipos de feijão!! Quanto aos temperos, vale a regra de não usar qualquer tipo de óleo. A exceção é o óleo mineral, aquele vendido em farmácia, que deve ser diluído em água. Quanto ao limite, embora o livro diga que não há restrição de quantidade, o bom senso é fundamental: comer até se sentir saciada e só!! E ela dura até atingir o peso objetivo!!

Vamos às dicas então??

Nessa fase, quando podia salada, eu fazia em casa uma salada tipo a do Spoleto: mix de folhas verdes, tomate, cebola, alho poró, pepino, queijo branco e atum ou peito de peru!! Acrescentava a proteína na própria salada, temperada com limão, sal e pimenta.. Ficava show!! (Fica, porque ainda faço hehehe)

Outra saída rápida e super saborosa é a omelete de microondas (assim não precisa óleo mesmo): 2 ovos, queijo branco em cubos, presunto de frango, peru ou atum ao natural, um pouquinho de leite desnatado.. Mistura tudo, coloca num prato fundo que possa ir ao micro e vá colocando de 1 minuto em 1 minuto até ficar com a consistência de sua preferência. Em dias de salada, colocava tomate e cebola também!!

Para as pessoas que tem muita dificuldade em seguir dietas, ou as de mais idade, e que precisam perder acima de 15 kg, uma ideia é fazer a dieta por partes: faz as fases 1 e 2 até perder de 7 a 10 quilos, estabiliza o peso perdido com a fase 3 e depois volta pra a fase 1 e repete o processo, até o peso ideal!! Como na fase 3 temos algumas permissões deliciosas,não fica tão puxado pra quem não aguenta restrição por tanto tempo ou que não pode ter restrição por longo período.. Assim tem feito a minha mãe!!

Outra coisa importante gentee: para perda de peso moderada, a fase 1 deve durar até 5 dias!! Permanecer nela por 7 ou mais dias é para obesidade mórbida!!

Algumas meninas têm reclamado do “intestino preguiçoso”, especialmente na fase 1.. Bem amores, esse sempre foi um problema que me acompanhou praticamente por 25 anos, inclusive de baixar hospital!! Tentei todo tipo de medicação e dicas: laxantes conhecidos, tamarino, azeite em jejum, água de ameixa, mamão com mel, chá de sene, etc.. E a minha cura veio em um e-mail que recebi falando sobre os benefícios da água!! Isso mesmo: Á-G-U-A!! Passei a tomar um copo de água em jejum.. A garrafinha fica ao lado da cama e tomo mesmo na hora em que acordo, antes de escovar os dentes e pelo menos 15 minutos antes do café da manhã.. E resolveu!!

Outras tem tido dificuldade em conseguir o queijo branco, o caipira ou o cotagge, uma boa pe temperar a ricota a gosto: sal, cheiro verde, pimentinha.. Fica saborosa e também pode. Porém, em minhas pesquisas, aprendi a fazer um queijo light, vamos lá: coloque 1 litro de leite desnatado para ferver.. Um pouco antes de levantar a fervura, acrescente 1 colher de vinagre branco ou suco de 1 limão e mexa para ter certeza de que não está queimando e a coalhada logo começa a aparecer. Quando o soro estiver todo separado, coar em tecido (pano de prato). Pode temperar a gosto e dura até 7 dias na geladeira. Mas é uma porção pequena pra mim, que devo ter sido um ratinho em outra vida, porque amo queijo, então não durou tanto tempo!! hehehe Mas fica muuuuuito gostoso!!

Talvez não tenha ficado muito claro sobre as bebidas zero na primeira fase: eu só tomava aguás saborizadas porque não tomo refrigerantes, mas refris zero são permitidos, com moderação!!

E agora, especialmente pra mim e pra algumas amigas que não conseguem ficar sem um álcoolzinho nos fins de semana, lá vai: infelizmente bebidas alcoólicas só são permitidas na 3ª fase, na refeição de gala, limitada a 1 copo!! Puuuuuuuuuuuuxa.. Essa regra eu não cumpri, confesso!! O que eu fiz?? Na fase 1 não tomei nada de álcool, porém, na 2 e 3, em alguns fins de semana, sem excesso, eu tomei sim!! Porém, sempre destilados, que tem valor calórico menor, conforme a imagem que vou colocar no fim do post!! hehehe Já fiquei sem tanta coisa gostosa, então não me privei totalmente das bebidinhas..

Acho que por hoje é só!! Conforme forem surgindo dúvidas, podem me mandar.. Como diziam meus professores: “o que eu não souber responder na hora, eu vou pesquisar”!! hehehe E mais posts com dicas, receitas e tira dúvidas virão..

;D


Nenhum comentário:

Postar um comentário